quarta-feira, 6 de abril de 2011

[Exclusivo Tudy's Blog] Review d'Os Sims Medieval

Já adquiri Os Sims Medieval há algum tempo (há uma semana), mas só agora é que pude reunir as informações e imagens necessárias para construir uma Review.

Realmente, o jogo é fantástico. Os Sims Medieval não é um jogo que se limita a transferir Os Sims para a Idade Média. Transformou o jogo de simulação mais vendido do Mundo num jogo RPG épico!

Para quem não sabe, RPG significa Role-Playing Game, que consiste na evolução de um ou mais heróis através de missões. Em troca dessas missões, são-nos fornecidos pontos (RP) que permitem que as nossas personagens evoluam.

Mas com Os Sims Medieval não estamos apenas limitados a evoluir uma personagem, mas sim um Reino inteiro! O jogo começa com apenas cinco lotes: A Sala do Trono (o centro do Castelo), o Mercado (uma espécie de Rabbit Hole que permite que os Sims façam compras de armas, armaduras, comida, etc), O Poço de Julgamento (o nome diz tudo: os Sims agora podem ser condenados à morte, perante o incontestável monstro do poço), as Docas (que permitem que os Sims viagem para terras distantes e explorem novos territórios) e, por último, o Bosque (outro Rabbit Hole).

No início do jogo, somos "forçados" a criar um Rei ou uma Rainha, para começar com a governação de um futuro Reino.
Os CAS deste jogo - apesar de ser um pouco mais limitado que o jogo contemporâneo d'Os Sims 3) oferece-nos montes de surpresas: Roupas medievais super detalhadas, penteados adequados à época, e todas as outras ferramentas que encontramos nos Sims, à excepção dos traços de personalidade. Apenas conseguimos inserir dois traços de personalidade aos nossos heróis (igualmente adequados à Era Medieval) e um Defeito Fatal (isto é novo: consiste em atribuirmos um defeito ao nosso herói - um ponto fraco - que o pode prejudicar durante as Quests - missões)

Depois de criarmos o Monarca, aparece-nos uma vasta lista com Quests - missões - para nós escolhermos qual delas é que queremos jogar. Existem muitas missões, que vão aumentando à medida que adicionamos novos heróis ao Reino. Talvez o Rei queria procurar os seus antepassados, ou deparar-se com uma infestação de Chinchilas Canibais? A escolha é do Observador (o jogador).

Mecanismo das Quests:

As Quests são o melhor e único meio de expandir o Reino. Dependendo do tipo de Ambição do Reino, as Quests podem variar entre temas românticos, aventureiros e religiosos. Quando escolhemos uma missão para jogar, temos a liberdade de seleccionar a maneira como queremos desempenhar essa tarefa. Por exemplo, A Feiticeira Regressou (The Witch is Back). Podemos escolher entre duas maneiras de jogar esta missão: Matar a Feiticeira ou fazê-la casar-se com o Rei.
Depois escolhemos o herói que queremos que vá em missão (existem Quests em que seleccionamos mais do que um herói). Por exemplo, se queremos matar a Feiticeira, podemos escolher o Espião para o fazer, envenenando-a, ou então escolhemos um Feiticeiro, para ambos travarem um duelo mágico. Mas se quisermos que o Rei case com a Feiticeira, então jogamos com este, para desenvolver um relacionamento amoroso com a personagem.



Depos de completarmos um Quest, os nosso heróis são recompensados com quantias monetárias, XP's e RP's. Os XP permitem que o Herói evolua de nível, e os RP permitem adicionar um novo edifício para o Reino, de forma a expandir o mesmo.
Por exemplo, se adicionarmos uma igreja de uma certa religião, temos a possibilidade de criar um padre para jogar nessa igreja e de desbloquearmos novos Quests que nos permitam escolher essa personagem para as desempenhar.

Religião Peterana (Peterian Priest)


Religião Jacobina (Jacoban Priest)

Ou então podemos adicionar uma "fábrica" de espadas e armaduras, para a qual adicionamos um Ferreiro:

Mas a maneira de jogar Os Sims não foi o único aspecto que mudou com Os Sims Medieval. O gráficos estão muito diferentes, notando-se uma diferenças significativa nas paisagens e nos próprios Sims:





Demandas épicas, Conflitos Religiosos, Expansão do Reino, Combates de espadas até à morte, Feiticeiros, Espiões, Médicos Medievais, Reis, Ferreiros, Comerciantes, Bardos, Padres, Cavaleiros... são estas as palavras chaves d'Os Sims Medieval.

Numa escala de 0 a 10, atribuo 9 a este jogo. Os Sims Medieval é um jogo que vale mesmo a pena comprar, apesar do preço ser um pouco exagerado (51,95€).

Comentem e deixem as vossas opiniões sobre este jogo! ;D

6 comentários:

  1. Pois eu fui com 50€ à fnac para tentar comprar esta maravilha e fiquei parva quando soube que me faltava 99 centimos... *suspiro*
    *.* parece maravilhoso, so nao compro porque é mesmo muito caro! Os assassinos fazem-me lembrar o jogo Assassins Creed *.*

    ResponderEliminar
  2. Pobrezinha da Matilde.. Tiveste mesmo azar.. xD..

    Boa postagem! Também se tivesse de o classificar de 0 a 10 seria 9.. Preço exagerado.. lol

    ResponderEliminar
  3. Já que melhoraram os gráficos e tem uma melhor jogabilidade eu dou mesmo 10! Se o jogo é assim tão bom o preço é certo, à jogo bem mais caros.

    ResponderEliminar
  4. Ola :)
    Gostava que me desses uma informação: o Sims Medieval está em portugues? Vi que as fotos do jogo desta review estavam em ingles, mas nao sei se sao do teu jogo...

    Acho uma pena se nao tiver sido traduzido!

    PS: Excelente review!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana! As fotos são do meu jogo! Fui eu que as tirei. E não, este jogo não está em português (para já), por isso é que pus em inglês, porque me entendo melhor do que o espanhol! ;D

    ResponderEliminar
  6. Oh, obrigada :)
    É uma pena. Já agora dou.te uma sugestão: faz publicidade à iniciativa SimsDomination, que estão a fazer uma traduçao do jogo com a ajuda da comunidade. Acho uma boa iniciativa e estou a ajudar =D

    Boa sorte a todos!

    http://www.simsdomination.com/projeto/medieval/

    ResponderEliminar